OS de Rolim de Moura – RO apresenta seu 13º relatório quadrimestral


OS de Rolim de Moura – RO apresenta seu 13º relatório quadrimestral

afotorm-2015 (52)

Observatório Social de Rolim de Moura – RO (OSRM) apresentou sua 13ª prestação de contas que compreende os trabalhos realizados pela entidade durante o terceiro quadrimestre (setembro a dezembro) de 2014. O Evento, que foi realizado no auditório da Associação Empresarial e Comercial de Rolim de Moura (Acirm), no último dia 27 (terça-feira), contou com a presença de empresários, imprensa local, cidadãos rolimourenses, Diretores da Acirm, o Presidente do Sinsezmat, José Luiz Alves Felipin, o Chefe do Gabinete, Denis Farias, representando Executivo Municipal, os vereadores Vanderilo Nogueira (PHS) e Roberto Diniz (PMDB), além de várias autoridades do município. 

Para o presidente do OSRM, Jorge Ricardo da Costa, a população começou a entender a importância do trabalho realizado pelo OS, prova disso foi o auditório lotado. Segundo o presidente, a prestação de contas visa mostrar à população a transparência na administração pública, mostrando a todos os presentes as compras realizadas pela prefeitura e câmara de vereadores, além do acompanhamento da produtividade dos vereadores, folha de pagamento da prefeitura, organograma do executivo e a destinação das emendas parlamentares dos vereadores no exercício 2014.

Farias representou o prefeito Cesar Cassol no evento e destacou que o trabalho desenvolvido pelo OSRM tem agregado em prol do município por possibilitar a transparência na administração pública. “O Observatório tem feito todo um controle das contas municipais e com isso só quem tem a ganhar é a população. Só o fato de os voluntários estarem dentro da prefeitura acompanhando as audiências, as compras e entregas, deixa o executivo e sua equipe ainda mais tranquilo para realizar o seu trabalho.” O secretário explicou que o ideal seria que mais pessoas se dispusessem para colaborar com as ações do Observatório Social para que a população pudesse se inteirar ainda mais sobre a administração pública. O representante do prefeito ainda lembrou que em nenhum momento Cesar Cassol proibiu a entrada do OSRM na prefeitura e que o próprio prefeito tem cobrado a presença da entidade e sua equipe de voluntários, acompanhando as atividades do executivo.

Das ações dos vereadores do município, Vanderilo Nogueira se destacou mais uma vez. Segundo o relatório, o parlamentar encaminhou, durante o ano de 2014, 113 Requerimentos ao Executivo Municipal cobrando e requerendo informações de suma importância para o município. “Vejo a importância do Observatório: é uma ferramenta indispensável hoje para nós rolimourenses, fico feliz e mais tranquilo em saber que temos uma equipe dedicada em cuidar das contas públicas evitando assim que dinheiro público vá para o “Ralo””, comentou.

Durante a prestação de contas, a equipe do Observatório também mostrou outra realidade do município. Foram citadas obras cujas licitações muitos empresários deixam de participar devido ao atraso no pagamento. “Estamos cobrando um posicionamento da Caixa Econômica Federal, em conversa com vários empresários, conseguimos descobrir que muitos não querem mais participar de licitações que envolvam a CAIXA, devido ao atraso no pagamento das obras” frisou o Presidente do OSRM, Jorge Ricardo, que apresentou uma copia do oficio encaminhado a Caixa.

Na opinião do representante do Bairro Olímpico, João Gomes de Souza, o trabalho do Observatório merece nota 10 e a direção do órgão está de parabéns. O aposentado lembra que a sociedade necessita desta ferramenta para que os políticos sejam cobrados de suas ações.

A diretora financeira do OSRM, Janete Muller, expôs as dificuldades na sustentabilidade da instituição, estendendo o convite à participação de cidadãos e empresários na manutenção do OS.  “O Observatório precisa do apoio dos empresários e cidadãos de Rolim de Moura, quero aqui convidar a todos que sejam mantenedores da OSRM, temos despesas altas e hoje somente os atuais mantenedores não estão dando conta, precisamos de vocês, pois “uma andorinha só não faz verão”

Com informações do OSRM do Portal Info Rondônia

 

 


Links Úteis