Rolim de Moura: Semas e Semusa entregam balanças e equipamentos de trabalho para agentes de saúde


Rolim de Moura: Semas e Semusa entregam balanças e equipamentos de trabalho para agentes de saúde

 

Uma parceria que envolveu as secretarias de Saúde e de Assistência Social possibilitou a entrega de balanças e pranchetas que a partir de agora, fazem parte das ferramentas de trabalhos de todos os Agentes Comunitários de Saúde, em atividade na Semusa. A distribuição ocorreu na manhã desta sexta-feira, 06, no auditório da câmara de vereadores e contou com a presença dos titulares das pastas, Nerdilei Pereira e Cleberson Araújo, respectivamente. Coordenadores dos programas voltados para atenção básica de saúde e todos os agentes de saúde também estiveram presentes.

De acordo com o titular da Semas a aquisição para compra dos equipamentos só possível por que alguns programas são realizados em parceria entre as duas secretarias. Ele destacou que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são os responsáveis para acompanhar o desenvolvimento do peso e das medidas atendidas pelo programa Bolsa Família, que é uma ação diretamente ligada a assistência social. Com isso os dois secretários se uniram para entregar aos ACSs os equipamentos. Ao todo foram entregues 140 balanças equipadas com o material necessário para o trabalho dos agentes. Cada agente ainda recebeu fita métrica e pranchetas para as anotações.

Responsável pela saúde do município, Nerdilei falou da importância da parceria. Segundo ela os profissionais já estavam precisam destes equipamentos há algum tempo e uma conversa com Araújo possibilitou a realização da parceria, que dará mais condições aos agentes, para trabalhar na atenção básica, com isso a tendência, de acordo com a secretária, é diminuir o atendimento no hospital municipal, uma vez que, quando a saúde preventiva é priorizada, as unidades de saúde diminuem o número de atendimento e pequenas internações. “Com a chegada dos equipamentos de trabalho, os agentes terão mais condições de realizar os atendimentos que a população necessita”, finalizou Nerdilei.


Links Úteis