Rolim: Câmara realiza sessão solene de combate à violência contra pessoa idosa


Rolim: Câmara realiza sessão solene de combate à violência contra pessoa idosa

Todos palestrantes foram unanimes em reconhecer que falta maior apoio e Leis que contribuam para a diminuição da violência contra a pessoa idosa.

          Com o auditório cheio e a presença de autoridades municipais, a Câmara Municipal de Rolim de Moura em parceria com o conselho do Idoso e a Secretaria de Ação Social, realizou na manhã dessa segunda feira, dia 15 de junho, uma sessão solene para debater e fortalecer as diversas formas de prevenção da violência contra a pessoa idosa.

       Estiveram presente na sessão os vereadores Roberto Diniz-PMDB; Jairo Benetti – PSD; Vanderilo nogueira-PHS; Márci Mateus-PT; Gerson Bastos-SDD e Laudeci Menezes-PTN, além do Presidente da Câmara, Vereador João Rossi Júnior “Juninho”-PSD que fez parte da mesa juntamente com o Tenente Trevisole, Comandante do Corpo de Bombeiros, Dona Maria de Lourdes (representando os idosos); Cleberson Araujo (Secretário de Ação Social); Juliana Pereira (Chefe de Gabinete e representando o Prefeito Municipal); Representando o Conselho do idoso a Sra. Elaine Gonçalves, e as palestrantes Dra. Roberta de Oliveira que é Delegada da Mulher no município e Dra. Karine Ribeiro de Castro Stelatto, Promotora de Justiça.

          O Cerimonial do evento foi comandado pelo Jornalista, radialista e apresentador de TV Adenilson Florentino, que relatou que pela primeira vez a Câmara Municipal de Rolim de Moura realiza um evento dessa natureza, demonstrando a maturidade e a preocupação com a terceira idade, principalmente na questão da violência contra o idoso que na maioria das vezes acontece dentro da própria casa. Falando aos presentes a Sra. Maria de Lourdes que representava a todos os idosos, falou da experiência própria e da forma injusta que a maioria dos idosos são tratadas dentro do próprio lar, inclusive citando que muitos desses idosos não tem direito nem à própria aposentadoria, pois mesmo tendo trabalhado por muitos anos para adquirir tal direito, depois de uma certa idade são os filhos ou parentes que acabam recebendo e administrando esse dinheiro.

         Todos palestrantes foram unanimes em reconhecer que falta maior apoio e Leis que contribuam para a diminuição da violência contra a pessoa idosa. A Dra. Roberta disse da preocupação “nós tralhamos e acabamos resolvendo na área criminal, mas e a convivência dessas pessoas em seus meios, e a questão pessoal, como é que fica?, Disse a Delegada da Mulher, reconhecendo que no Estado de Rondônia não tem ainda uma delegacia especializada na violência contra a pessoa idosa, as quais se do sexo feminino vão para a Delegacia da Mulher, se do sexo Masculino vão para uma delegacia normal.

        O Presidente da Câmara João Rossi Júnior, elogio o trabalho das pessoas que cuidam dos idosos e parabenizou a presença no auditório que ficou tomado pelas pessoas da terceira idade. “Os idosos e idosas merecem uma atenção especial do poder público, haja vista, que representam uma população crescente em escala mundial e, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até o ano de 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas, por isso devemos nos debruçar sobre o assunto para que possamos garantir saúde pública de qualidade, melhorias nos sistemas de seguridade social. Eles necessitam e merecem todo o nosso carinho e respeito, pois a sabedoria desses homens e mulheres marcados pelo tempo deve ser valorizado e suas experiências retransmitidas aos mais jovens”. Disse o Presidente, que foi o autor do requerimento da Sessão Solene.

         Foram homenageadas ainda a Assisten Social Rosângela Lisboa Chiodi; o conselheiro Gerson Alves dos Santos; a Agente de Saúde Rosana Rodrigues; a Cuidadora de Idosos Maria Gerci Guesser; a Sra. Joana Dias Mazzali da Pastoral da Pessoa idosa e a Técnica em Enfermagem Luzia Lima Amorim.

Da Assessoria para o Rolnews


Links Úteis