Prefeito de Guajará-Mirim recebe alerta por excesso de gastos com folha de pagamento


Prefeito de Guajará-Mirim recebe alerta por excesso de gastos com folha de pagamento

Foto: prefeito de Guajará-Mirim, Dúlcio da Silva Mendes

         Em decisão publicada na segunda-feira (05), o Tribunal de Contas do Estado, por meio do secretário-geral de Controle Externo, José Luiz do Nascimento, emitiu um alerta para o prefeito de Guajará-Mirim, Dúlcio da Silva Mendes, por excesso de gastos com folha de pagamento nos primeiros quatro meses de 2015.

      Segundo o TCE, a Prefeitura de Guajará-Mirim, no 1º quadrimestre de 2015, a despesa total de pessoal do Poder Executivo Municipal, ultrapassou o limite prudencial de 95% do percentual máximo legal admitido na alínea “b” do inciso III do art. 20 da Lei Complementar nº 101/2000, posto que efetuou gastos com pessoal no valor total de R$ 38.190.989,48 (trinta e oito milhões, cento e noventa mil, novecentos e oitenta e nove reais e quarenta e oito centavos), equivalente a 62,38% da Receita Corrente Líquida (RCL) de R$ 61.226.682,15 (sessenta e um milhões, duzentos e vinte e seis mil, seiscentos e oitenta e dois reais e quinze centavos).

          Por isso, o prefeito está proibido de realizar quaisquer dos atos enumerados no artigo 22, incisos I a V, do parágrafo único da LC nº 101/2000, com vistas a evitar o cometimento de impropriedades em sua gestão fiscal, como concessão de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração, criação de cargo, emprego ou função, alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa, entre outras.

       O termo de alerta se baseou exclusivamente nas informações e documentos remetidos à Corte de Contas por meio eletrônico via SIGAP – Módulo Gestão Fiscal, pelo prefeito, portanto, de veracidade presumida, sujeitando-se à confirmação in loco pelo Tribunal de Contas do Estado, por ocasião de realização de futuras auditorias e inspeções.

         O TCE alertou que a ausência de adoção de medidas acautelatórias ou saneadoras para adequar a gestão do Poder aos limites impostos pela Lei poderão dar causa ao cometimento de irregularidades fiscais, situação essa, que sujeitará o prefeito as sanções, a teor do disposto no artigo 73 da LRF; § 1º do artigo 5º da Lei Federal nº 10.028/2000 e artigos 35 e 36 da Instrução Normativa nº 039/2013/TCE-RO.


Fonte:RONDONIAVIP

 


Links Úteis