Jatinho usado por Lula para ir ao Acre é de empresa citada na Lava Jato


Jatinho usado por Lula para ir ao Acre é de empresa citada na Lava Jato

A aeronave usada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para vir ao Acre, no domingo passado, um modelo Cessna 680, com prefixo PRSVR, pertence a Global Taxi Aéreo LTDA, empresa citada na Operação Lava Jato da Polícia Federal. É o que comprova um levantamento feito por ac24horas.

A empresa aparece em uma das denúncias que envolvem Júlio Camargo, delator no esquema de corrupção do Petrolão, e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Em outubro deste ano, a impressa nacional informou que o procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, denunciou que Cunha teria recebido como propina uma espécie de “vale-transporte” de luxo para ser usado no fretamento de táxi-aéreo. A Global Taxi Aéreo é uma dessas empresas.

À época, de acordo com relatos do empresário Júlio Camargo, então consultor da Samsung e Mitsui, R$ 300 mil, dos U$$ 5 milhões de dólares acertados com Cunha para facilitar e viabilizar a contratação do estaleiro Samsung Mitsui, responsável pela construção de navios-sondas da Petrobras, foram pagos também por meio de créditos de voos, que ficaram disponíveis para que Eduardo Cunha usasse em seus deslocamentos.

O empresário Júlio Camargo autorizou a empresa Global Táxi Aéreo a faturar quaisquer voos solicitados por Cunha. O valor seria repassado à empresa de táxi aéreo pela empresa Piemonte Empreendimentos Ltda., de propriedade de Camargo.

Lula desembarcou no aeroporto de Rio Branco no domingo por volta da 22h. Na pista, ele foi recepcionado pelo governador do Acre, Sebastião Viana, e em seguida na parte externa do aeroporto por dezenas de militantes do PT.

O acesso do presidente ocorreu através de uma porta ainda em reforma no aeroporto, em obras que se arrastam há meses. A porta foi aberta exclusivamente para que Lula fosse recepcionado pela militância que o aguardava.

Lula cumpriu agenda no Acre até esta terça-feira. Ele retornou na mesma aeronave para São Paulo.


Fonte:Ac24horas


Links Úteis