Escolas estaduais de Rondônia terão eleição para Diretor e Vice-Diretor em dezembro


Fonte: Redação Rolnews
Publicado por: Rolnews.com.br em 03/11/2014 às 12:30:12
 
Os trabalhadores em educação do Estado, os pais, mães e responsáveis, e os estudantes das escolas estaduais vão às urnas em dezembro para a eleição dos novos Diretores e Vice-Diretores das unidades escolares dentro do processo de Gestão Democrática.
 
Todos os detalhes do processo e orientações aos profissionais que pretendem concorrer aos cargos estão no Edital nº 017/2014, publicado nas páginas 30 e 31 do Diário Oficial do Estado DOE nº 2566, em 21/10/2014.
 
Podem concorrer profissionais do Magistério com contrato de 40 horas que atendem aos requisitos do edital, devendo compor chapas de candidatos a Diretor e Vice-Diretor, sendo vedada a candidatura isolada.
 
O prazo para a eleição e composição das comissões eleitorais escolares começou dia 24/10 e terminou dia 30/10. A eleição da Comissão Eleitoral é requisito essencial para a realização do processo eleitoral nas escolas.
 
As inscrições de chapas estarão abertas no período de 17 a 24 de novembro de 2014 em todas as escolas estaduais e as eleições ocorrerão no dia 10/12/2014. De acordo com o edital, os candidatos inscritos deverão divulgar seus planos de gestão no período de 24/11 a 08/12/2014.
 
A escolha democrática dos gestores das escolas públicas é uma reivindicação antiga dos trabalhadores em educação através do Sintero como forma de acabar com a indicação política para o preenchimento desses cargos.
 
Embora a Gestão Democrática ainda precise ser aperfeiçoada para permitir uma maior participação dos profissionais da educação na apresentação de candidaturas, o modelo existente hoje já pode ser considerado um grande avanço e uma grande vitória da luta do Sintero.
 
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, observa que há poucos anos votar para escolher Diretores e Vice-Diretores de escolas parecia um sonho distante, “mas nós nunca desistimos dessa reivindicação”, disse.
 
“A implantação da Gestão Democrática nas escolas estaduais é uma realidade graças à categoria que acredita na luta. Durante vários anos esse tema foi item da pauta de reivindicações do Sintero, e agora a nossa luta é pelo aperfeiçoamento desse processo”, disse o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva (Manoelzinho).
 
Consta dos Termos de Compromissos elaborados pelo Sintero e assinados pelos candidatos a governador, a ampliação da Gestão Democrática para permitir a candidatura de Técnicos Administrativos Educacionais que atenderem aos requisitos, entre eles o de formação.

Links Úteis